Jornal da Record News estreia dia 23 com interatividade e linguagem inovadora


Imagem

O Jornal da Record News estreia no próximo dia 23 de maio com transmissão direta pelo portal R7. A novidade foi apresentada em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (16) pelo âncora do novo jornal, Heródoto Barbeiro, e sua colega de bancada, Thalita Oliveira. A dupla de jornalistas apresentou as novidades ao lado dos dez comentaristas que, de um jeito livre e descontraído, vão falar sobre os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo. O jornal vai ao ar de segunda a sexta, das 21h às 22h.

Saiba quem são os colunistas do Jornal da Record News

A novidade estreia uma nova era no jornalismo brasileiro. O caráter inovador do novo jornal tomou conta da coletiva. O jornalista Nirlando Beirão começou falando da grata surpresa de ter sido chamado para ser um dos comentaristas.

– Disseram que eu vou poder falar sobre qualquer coisa. Isso ninguém nunca me disse! Vai ser um prazer participar do programa e ainda ter um blog no R7. Vou poder exercer a liberdade, o que não é pouco.

O diretor-geral de Internet, Antonio Guerreiro, falou de como o jornal também estará na internet de um jeito completamente novo.

– Temos uma página âncora no R7 em que o internauta pode subir foto, vídeo, comentar no Twitter, curtir no Facebook. Será o primeiro telejornal “transmídia” da TV brasileira.

Guerreiro disse que o telejornal “vai começar antes no R7 e terminar depois no R7, mostrando os bastidores”.

– Os comerciais entram, mas continuamos mostrando [o jornal] para chamar a interatividade.

Para o coordenador-geral do Jornal da Record News, Marco Nascimento, o objetivo do telejornal não é a audiência, e sim a credibilidade.

O humorista Bruno Motta falou sobre essa liberdade e sobre o desembarque do humor em um telejornal.

– É a primeira vez que o humor chega ao telejornal. […] O jornalismo está muito chato. O politicamente correto é muito chato, a censura é muito chata. […] Vou tirar as notícias do armário porque tem fato que já vem junto com o humor.

Heródoto aproveitou para falar sobre seu empenho pessoal para que o humor faça parte de seu novo programa.

– Eu venho me expondo no humor [há um tempo] porque ele não derruba a credibilidade. Antes era proibido dar uma risada porque a sua risada indicava sua opinião. […] Somos um povo bem humorado.

Nirlando concordou com Heródoto ao dizer que “jornalista é domesticado como um ser neutro, autônomo, mas é importante que ele sinta a notícia, se emocione e se espante”.

Heródoto disse, no entanto, que essa veia humorística do Jornal da Record News e a interatividade que a internet vai proporcionar têm um objetivo muito além de entreter.

– Nós queremos participar da construção da democracia e cidadania do nosso país. Nós estamos muito atentos de que estamos passando por uma rápida transformação tecnológica. Acho que a tecnologia não é um fim em si mesmo. Ela é um meio para passar o conteúdo e isso nós temos. Mais do que um produto, é um espaço que a sociedade está buscando, vamos e queremos ser cobrados por isso.

O comentarista Ricardo Kotscho disse que o projeto será a chance de “acabar com o pensamento único”.

– Não é preciso que todo mundo pense da mesma forma.

Marco Nascimento, coordenador-geral do Jornal da Record News, resumiu o objetivo da emissora em apostar em um novo formato.

– O objetivo do canal não é vender notícia, mas credibilidade. Nosso objetivo principal não é correr atrás de audiência, mas qualificar o canal. É uma corrida pela informação.

Veja quem são os apresentadores e comentaristas do novo telejornal abaixo no spoiler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s